24/10/2010

Silêncio que se vai cantar o Fado...

A Festa de Janeiro já está a aquecer e a prova disso mesmo é a já tradicional Noite de Fados organizada pela Comissão de Festas que, normalmente, antecede os festejos em honra do Mártir S. Sebastião do mês de... Janeiro!




"No próximo dia 27 de Novembro, a Comissão de Festas em honra do Mártir S. Sebastião, organiza mais uma noite de fados que, à semelhança de outras noites do género irá revelar-se um grande sucesso. O fado, o carácter intimista da sala, os vinhos, enchidos regionais entre outras iguarias irão contribuir para agradar a todos os presentes.

As vozes de Joana Mendes e Nuno Sérgio, em uníssono com a guitarra portuguesa de António Catarino e a viola de Luís Carlos Santos, constituirão fortes argumentos para proporcionar aos presentes um agradável momento de convívio e lazer." in http://cfestas2011.blogspot.com/

Como não poderia deixar de ser, a Copustúlia irá marcar presença em força prometendo abrilhantar ainda mais este evento que se adivinha ser mais uma daquelas noites... para mais tarde recordar!

Cumprimentos Copustulianos!!



21 comentários:

lavadinho disse...

Eu vou!!

Ha negalhos?

Onde está a ementa? Era fixe haver negalhos e ser apresentado oficialmente a prova de negalhos na festa de janeiro!! Apresentavamos a nossa ideia da confraria formalmente e aí ja ía haver pessoas a ficar com o bichinho para participar e começarem logo a discutir como é que cada um os faz e não faz! "Porque não é assim...!!" , "a minha mãe e aminha avó já faziam desta maneira.."; "deus me livre meter colorau"..., etc"!

Era fixe. Pensem no assunto! Se o Rosa escrever um texto daqueles que está a pensar durante uma semana, mas que ficam brutasi com aquelas palavras caras e os tempos verbasi adequados, adjectivando as ideias principais..., eu não me importo de ir ler! Informalmente claro ou já bêbado! Lol

Artur Jorge disse...

Eu também vou!

Pessoal, está na hora de passarmos das ideias à prática e de nos afirmarmos como uma força viva da terra.

A confraria dos Negalhos pode e deve ser uma realidade em Almalaguês.

As principais ideias para um plano de Acção estão lançadas:
a) A Copustúlia pretende criar e dinamizar a Confraria dos negalhos;
b) A Copustúlia pretende apresentar a confraria dos Negalhos ao mundo, durante festa de Janeiro 2011 com uma prova/concurso de negalhos.

Que a força dos negalhos esteja com todos os copustulianos.

CONFRARIA DOS NEGALHOS....

Rafael disse...

Estou de acordo com o meu amigo Artur, já dizia o pai dele "está na altura de pôr a água a ferver e saltar da panela", daí o nome Artur Panela. Temos de colocar as ideias no papel e passar à prática. O Artur passava o projecto do concurso para papel, como se fosse um desenho do esquema, e depois o nosso amigo Rosa Garé elabora o discurso com peso conta e medida como ele sabe fazer tão bem.

A força dos negalhos já chegou a mim, e você vai ficar à espera?

Comprimentos copustulianos

Renato disse...

EU VOU!!!!!
Carrega Copustúlia!!!! Eu ofereço-me para ajudar o Rosa a escrever o texto, e colaborar no que for preciso para oficializar a CONFRARIA DOS NEGALHOS!!!

Vamos aproveitar que os mordomos da festa estão a gostar da Ideia. Que melhor montra poderia-mos querer??

Cumprimentos
CONFRARIA DOS NEGALHOS!!!

B R disse...

Vamos equipa!!

O NEGALHOS POWER está a tomar conta do espirito de toda a gente!! :D vamos levar esta ideia da teoria á prática... vamos mostrar que para além de saber comer, beber e cantorolar umas musicas tb temos uma veia empreendedora na nossa tertulia!!

Farei um texto sim, e agradeço a ajuda do Renato, será bastante util! :)

tenta fazer um esquema e envia isso Artur...

Cumprimentos copustulianos!! :)

lavadinho disse...

Mas era fixe falar com os mordomos para ter uns negalhos para se comer! Aí já ía começar a discussão " que não estavam bons!", "não é assim que se faz!", "Não percebem nada disto!" E depois aparecíamos lá pelo meio do programa juntamente com a festa de janeiro a apresentar a 1ª mostra (ou concurso) de Negalhos de Almalaguês! Caso eles façam o concurso do vinho era fixe ser em paralelo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Daniel disse...

Concordo com tudo o que se diz e vejo que estão a surgir muitas ideias diferentes de cada um de nós. Se calhar era vantajoso uma reunião para discutirmos melhor todas estas ideias antes do Rosa e o Renato elaborarem o texto... ah, e para beber umas mines... ia-me esquecendo...

Força Copustulia!!! A confraria já não é só uma utopia...

Cumprimentos Copustulianos
Rui Daniel

Anónimo disse...

Primeiro que tudo é mais do que importante, nós, membros copustulianos, sabermos a arte do negalho...da sua confeção...da sua origem...dos seus ingredientes...da tradiçao...

Uma confraria é isso...defende uma tradiçao e os valores que a envolvem...é importante cada um de nos ter informação para passar aos mais curiosos...ou nao va alguem perguntar "ouve lá tu sabes o que é um negalho?"

Renato disse...

Meus amigos, um pouco de história:

Consta que a origem do negalho remonta à época da terceira invasão francesa. Estando a rarear a carne porque os franceses roubavam os rebanhos, a população teve de aproveitar tudo, inclusivamente as tripas dos animais cuja carne utilizava habitualmente na sua alimentação. Experimentaram, então, cozinhar as tripas segundo a receita da chanfana e deu resultado. Ainda hoje se confeccionam os negalhos nas casas particulares e são servidos em alguns restaurantes na região das Beiras. É um prato típico muito apreciado.

INGREDIENTES:

Bucho de Cabra cortado aos bocados grandes; Tripas de cabra cortadas em bocados pequenos; Vinho tinto; Cabeças de alho inteiras; Hortelã; Sal; Colorau; Louro; Piri-piri; Água.


CONFECÇÃO:

Lavam-se muito bem o bucho e as tripas e deixam-se ficar com limão e sal durante algumas horas. Temperam-se o bucho e as tripas com sal, colorau e piri-piri. Dentro de cada bocado de bucho colocam-se bocadinhos de tripas e de toucinho e uma folha de hortelã, fazendo-se uma «bola» que se cose com linha. Vai ao forno a lenha coberto de vinho tinto.

Cumprimentos
CONFRARIA DOS NEGALHOS!!!!

Anónimo disse...

desculpa renato....o negalho não se cose com linha...mas sim enrola-se no pedaço de bucho e ata-se com outra tripa...essa tripa envolve todo o bucho e tambem se come...

Artur Jorge disse...

Pronto.. começou a discussão...

Kazuza disse...

está aberta a audiência!!

Temos de combinar um fim de semana para ir comprar uns buchos e tentar-mos nós segundo o que ouvimos dos nossos país e avós confeccionar a primeira caçoila de negalhos da tertúlia. Eu tenho caçoilas e até tenho forno, por isso mãos à obra e que saía daí uma data.

Cumps. Copustulianos

Kazuza

lavadinho disse...

eu tenho vinho e alhos!
Mas a minha mãe sempre usou cadilhos para atar os negalhos!!

cadilhos meus amigos!! mais uma palavra que não pode desaparecer!!

Rafael disse...

Já alguém falou com a comissão de festas para fazer-mos a proposta do concurso na Festa de Janeiro? Temos de começar a pôr no papel. Para mim o concurso seria, cada concorrente levaria uma caçoila com mínimo de 4 negalhos e a confecção ficava ao gosto de cada um. Existiria um júri de 5 elementos que pontuavam os negalhos consoante os factores que achemos relevantes na pontuação final. Oh Artur toca a elaborar o regulamento. Uma coisa simples para apresentarmos.

Artur Jorge disse...

Ó Rafael, 4 negalhos para 5 jurados!!!

Eu já falei com a Comissão, nomeadamente com o presidente. Ficaram muito receptivos à ideia. Para já e porque não há muito tempo, vamos aproveitar o evento "Noite de Fados" para anunciar a "Confraria dos Negalhos" e a "Prova de negalhos, na festa de Janeiro.
Concordam?

CONFRARIA DOS NEGALHOS

Rafael disse...

foi um erro de cálculo. bem me estava a parecer que a raiz quadrada a derivada da equação não estava correcta. Pronto, é melhor serem 5 ou 6 se calhar. :)
É essa a ideia, divulgar já na noite de fados, para isso era importante o Rosa construir um texto com a nossa apresentação e o porquê de surgir tal ideia.

Abraço

lavadinho disse...

sim é isso!! Aleluia1 18 comentários depois!! convêm articular rápido pois eles podem estar a fazer os cartazes já para a festa. Voçês estão aí em Almalaguês falem com o Angelo e vejam em que parte se pode integrar essa apresentação na noite de fados (eu acho que lá para o fim, quando já se tiver bebido uns copitos porque o publico é muito mais receptivo!! lol!) e na festa de Janeiro!

Hoje vou ver os Be-dom alguém quer vir?

B R disse...

vamos entao colocar maos á obra e fazer o texto de introduçao ao concurso de negalhos!!

precisamos é de falar com a comissao de festas sobre a programaçao da noite dos fados e da festa de janeiro!

Anónimo disse...

é boa ideia....eu e que n vou a noite de fados...